A cada rodada o jogador que tiver a maior quantidade de pontos na sala (em algumas rodadas 2 jogadores com as maiores pontuações, ou nenhuma) é escolhida para ser oShaman. O Shaman é um guia para os outros ratos da sala, ele deve levar o máximo possível de ratos para pegar o queijo e levá-lo em segurança de volta para a toca, para isso ele ganha a habilidade especial de invocar itens (leia abaixo sobre), com esses itens, o shaman da rodada pode fazer construções, ponte, elevadores, enfim, até onde a criatividade dele permitir para auxiliar os ratos no seu caminho ao queijo ou simplesmente matá-los. Cada rato que pega o queijo e entra na toca o shaman da rodada ganha um rato salvo, com certas quantidades de ratos salvos o jogador pode desbloquear títulos
Itens do Shaman
Os itens do shaman, são objetos especiais que o shaman da rodada pode invocar para salvar seus ratos, a maioria destes objetos podem ser colocados com vários pregos diferentes que podem afetar o comportamento deles mesmos.
Controles:
- Z, X, Shift, Ctrl e a roda do mouse: São usados para rotacionar os objetos para direita ou esquerda.
- B: Esta tecla coloca um prego vermelho que se prende ao plano de fundo do mapa (é um prego totalmente fixo) e pode ser usado para prender em outras coisas.
- C: Esta tecla coloca um prego amarelo que é meio solto (mas não totalmente). Pode ser usado para ligar objetos que se movimentam, para fazer uma ponte por exemplo.
- V: Esta tecla coloca um prego verde que é totalmente solto (que gira quando colocado). Pode ser usado para ligar objetos que se movimentam, mas não firmeza à eles.
- N: Esta tecla coloca um prego verde que gira no sentido horário. Pode ser usado para ligar objetos e levantá-los.
- J: Mesma função do N só que no sentido anti-horário
- Espaço: Esta tecla converte o objeto em um objeto transparente, isto é, os ratos passam por ela, mas outros objetos não.
Item | Atalho | Exemplo de utilização |
Bigorna | 7 | Um peso, contrapeso, bloqueio da passagem, trampolim imóvel. |
Bola | 8 | Exploda em alguns mapas para lançar os ratos para um ponto mais alto. |
Caixa Grande | 6 | Um peso e um trampolim |
Caixa Pequena | 5 | Peso insignificante |
Seta | 1 | Direcionar os ratos a um determinado lugar ou a uma determinada direção. |
Bola para baixo | * | Libertar ratos presos em armadilhas |
Bola para esquerda | * |
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Bola para a direita | * | Uma bola de canhão que dispara para a direita apenas.
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Tábua pequena | 8 | É utilizada para criar pequenas ponte, ou realizar uma subida. |
Tábua grande | 9 | Ponte para distâncias muito longas ou se proteger das bombas. Você pode criar elevadores, balanços, escada, catapultas, etc (Use sua imaginação) |
Trampolim | * | Permite que o usuário salte para um ponto mais alto. |
2 | Pode ser usado em qualquer lugar e empurrar objetos ou usuários ao redor.Você pode usar esse espírito em si mesmo para dar saltos longos. | |
Balão | 3 | Levantar objetos ou ratos para acima. Se os ratos são juntos, o ultimo rato que se moveu recebe um balão. |
Teletransporte Entrada – Saída | * | Teletransportar ratos para outro local. Teletransportar objetos para outro local. |
Conjuração | * | Criação de uma ponte Criação de uma rampa |
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